Conheça as principais raças de cachorro e suas características

Quer adotar ou comprar um cachorrinho e não sabe qual raça escolher? As veterinárias Larissa Peisino e Vanessa Lopes apontam as principais características de algumas raças de cachorro e comentam os benefícios da convivência com animais:


Beagle
São animais de porte médio, tendo o peso entre 12 a 20kg. Na maioria das vezes são dotados de grande energia, precisando de bastante exercício diário e educação firme.
Suas habilidades são voltadas para a caça e são extremamente fáceis de serem adestrados. Não apresentam características de agressividade, sendo muito independente. É muito inteligente e esperto nas atividades cotidianas. Ideal para criar em casas com quintal grande. É um animal com fácil adaptação para a vida doméstica. Porém, apesar de serem afetuosos e de ótimo temperamento, deve-se evitar criá-los em apartamentos.


Boxer
É uma raça considerada de média a grande porte, de origem alemã. São fiéis aos seus donos e territorialistas, sendo ótimos  para guarda e companhia, principalmente com crianças.
São brincalhões, exuberantes, curiosos e expressivos. São os companheiros perfeitos para uma família ativa. Essa raça pode ser bem teimosa, mas responde bem aos comandos. Geralmente se dá bem com outros cães e animais da casa. Necessita de atividade mental e física todos os dias.
Gosta de correr, mas também se satisfaz com longos passeios com coleira. Não se sente bem em climas quentes e não é um cachorro para viver fora da casa. Ele vive melhor se puder dividir seu tempo entre a casa e o quintal. Alguns roncam. O pelo é fácil de manter, e basta escová-lo de vez em quando para remover pelos mortos.


Cocker
Originais da Inglaterra, são considerados de médio porte podendo atingir 15kg. São bons animais de companhia por sua fidelidade, apesar da tendência a agressividade. Apresentam latidos altos e frequentes e têm bastante energia.
São cães inteligentes e brincalhões, agitados, extrovertidos e bem sociáveis. Estão quase sempre felizes. Também são dóceis, afetuosos e carinhosos. Comem muito e às vezes gostam de curtir uma preguiça. Com todas estas características, o cocker spaniel americano apresenta-se como um excelente animal de estimação.

Labrador
O labrador é considerado um cão de grande porte, podendo atingir 45Kg. São animais extremamente inteligentes e de fácil treinamento, sendo a principal raça utilizada como cão-guia de pessoas cegas.
Apesar de muitos serem criados em apartamentos, são animais de grande disposição, precisando de áreas para correr ou para praticar natação (atividade que adoram!). Não são solitários, portanto, necessitam da companhia dos membros da família. São ótimos para crianças e idosos quando bem educados.

Maltês
O maltês é uma raça de pequeno porte, atingindo em média 4kg. São excelentes companheiros para idosos e crianças, pois costumam seguir o ritmo do dono. Na maioria das vezes são possessivos, o que requer uma educação firme, apesar de aprenderem com facilidade. Precisam de cuidados semanais com a pelagem.
O cão maltês é muito agitado, necessitando de atividade física. São inteligentes e rápidos para aprenderem coisas novas. Não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e são ótimos cães de companhia. Gostam de brincar e são dóceis. Porém, costumam estranhar outros cães e pessoas não conhecidas. Apresentam-se quase sempre felizes (quando bem tratados) e adoram demonstrar carinho e afeto.

Pastor Alemão
De origem alemã, os pastores são animais de porte grande, podendo atingir até 45kg. Eram muito utilizados em casas como cães de guarda. Apesar disso, hoje em dia são mais utilizados como cães policiais, por serem de fácil aprendizado e ótimo olfato. São muito ágeis, rápidos e espertos.
Na maioria das vezes são muito carinhosos com seus donos, sendo ótimos também para companhia. Eles latem com frequência.

Pinscher
Apesar de ser considerada raça de pequeno porte, o pinscher, que teve origem na Alemanha, é considerado cão de guarda. São ousados, corajosos, curiosos e apegados.
São cães leais e inteligentes. Os pinschers adaptam-se facilmente em ambientes pequenos como apartamentos, por exemplo. Costumam comer acima das necessidades, desenvolvendo tendência para a obesidade. Sem treinamento e socialização, esta raça pode tornar-se agressiva.
Precisam de socialização com outros cães, pois podem atacar cachorros maiores do que eles. Curiosidade: a expectativa de vida de um pinscher miniatura saudável é de 15 anos de idade.

Poodle
O poodle é uma raça que teve origem na Alemanha. Seu tamanho varia desde os toys até os classificados como standard, que podem chegar a 32kg em média. Na maioria das vezes são animais dóceis. 
São bem brincalhões e inteligentes. São ágeis nas atividades físicas e adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como apartamentos, por exemplo. Não necessitam de grande quantidade de atividades físicas.
São carinhosos com o dono e pessoas conhecidas. Possuem o instinto de caça, podendo perseguir roedores, pássaros e outros animais de porte pequeno. Gostam e precisam muito de companhia, principalmente do dono, além de serem extremamente criativos em suas atitudes.

Pug
Os pugs são animais de origem chinesa, que apesar da pequena estatura podem atingir 8kg. É uma raça que não tem o costume de latir. São dóceis, ótimos para crianças e idosos, e para serem criados em apartamento. Aprendem comandos básicos com uma certa facilidade. São animais sensíveis ao calor e soltam muito pelo.
O formato achatado do focinho dos pugs dificulta a respiração, que é ofegante. Em função disso, não suportam ficar em locais fechados por muito tempo, podendo até desenvolver problemas respiratórios.

Salsichinha (Dachshund)
Também chamados de Teckel, são considerados cães de pequeno porte e atingem, na maioria das vezes, o peso máximo de 10 kg. Nem sempre apresentam bom comportamento por serem dominantes aos outros cães e possessivos com seus proprietários. Apesar disso, são afetuosos  e alegres.
Precisam de uma educação firme e exercícios diários para manter seu equilíbrio. São ótimos animais de companhia, mas com crianças o ideal é que sempre tenha o acompanhamento de um adulto, devido ao risco de mordidas. Possuem latido alto e bem forte.
Fonte Papo Feminino - Texto de Isabela Zamboni
LEIA TAMBÉM:
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...