Branco: muito usada no Feng Shui, tem padrão neutro. “A cor está ligada ao elemento metal. Deve-se tomar muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois ele representa o infinito e, se uma pessoa passar muito tempo no local, pode ficar uma sensação de frieza, vazio e hostilidade”, afirma o especialista. “Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos e cores quentes”, ensina. Lembre-se que a cor é usada para dar amplitude a ambientes pequenos e apertados e passa a sensação de limpeza. Sugestão: Branco, da linha Vinilar (Solventex).
Preto: ligada ao elemento água, deve ser aplicada com cautela, pois pode transmitir a sensação de angústia, perdas e tristeza por lembrar o luto. O tom costuma aparecer em detalhes na decoração. “É uma cor muito usada no teto com pé-direito muito alto, para dar a sensação de rebaixamento”, indica Franco. Sugestão: Preto, da linha acrílica AntiBactéria (Suvinil).
Lilás/violeta: “É uma cor que traz tranquilidade, sossego e calma, estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, transforma energias negativas em positivas, é ótima para a saúde e acalma o coração, a mente e os nervos”, lista o consultor. Mas atenção: em excesso, a cor pode trazer depressão e ansiedade. A recomendação é aplicá-la em cantinhos de meditação e oração da casa, evitando sua predominância nos ambientes. Sugestão: Suave Lilás, da linha acrílica AntiBactéria (Suvinil).
Laranja: Segundo define Franco, é a cor do intelecto, que, em doses pequenas, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. “É bom para usar nas áreas da casa nas quais se quer estimular o diálogo, como as salas de estar, jantar e na cozinha”, indica. Por outro lado, o tom em excesso pode provocar brincadeiras fora de hora e aumento do apetite. A dica do especialista é aplicar a cor na sala de jantar em uma única parede, em tons suaves. Sugestão: Pêssego, da linha Vinilar (Solventex).
Verde: também neutra, é uma tonalidade que representa o elemento madeira no Feng Shui. Segundo o especialista, a cor acalma o sistema nervoso e as pessoas agitadas e significa esperança e satisfação. “Nos locais onde há problemas de saúde, é uma ótima cura”, diz o professor. Ela também é indicada para os banheiros, pois ajuda a elevar a energia, e no piso e detalhes, já que lembra a natureza. No entanto, Franco sugere cautela na combinação do tom com o vermelho (representante do fogo), que criará um local muito quente. Sugestão: Verde Folia, da linha acrílica AntiBactéria (Suvinil).
Vermelho: “No Feng Shui, é uma cor que pode estimular o relacionamento afetivo, o sucesso, a autoestima, a fama e a prosperidade. Está ligada ao elemento fogo e deve ser usada com cuidado, por ser estimulante”, diz o professor. No quarto do casal, ativa a sexualidade; na sala ou na cozinha, incentiva o apetite e o diálogo. Porém, se for usada em demasia, pode provocar brigas, confusões e explosões de humor. Por isso, utilize a tonalidade apenas em detalhes, para trazer glamour e exotismo ao ambiente. Sugestão: Vermelho, da linha acrílica AntiBactéria (Suvinil).
Azul: similar ao lilás, tem efeito calmante e tranquilizante, tanto que pode provocar sono. Está associado ao elemento água no Feng Shui. “A tonalidade deve ser usada por quem é muito agitado e pode ser aplicada em grandes áreas. No entanto, é melhor combiná-la com outras cores para evitar a monotonia e o sono. O tom mais escuro transmite autoridade e poder”, descreve Franco.
Amarelo: é outro estimulante do intelecto. Por ser a “cor da luz”, deve ser usada em ambientes escuros. Também incentiva a comunicação e o apetite e, em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, gerando preocupação. “Nos ambientes, o amarelo é usado para aquecer e iluminar áreas escuras e frias. No piso, provoca a sensação de avanço e pode incomodar quando usado em grandes superfícies por causa da incidência de luz”, alerta Franco. Sugestão: Amarelo, da linha Vinilar (Solventex).
Fonte Bolsa de Mulher - Texto de Marianna Feiteiro