5 itens ‘populares’ no exterior com status de luxo no Brasil

Infelizmente, o Brasil ainda tem aquele complexo de “vira-lata” e quase tudo que vem do exterior é visto como de melhor qualidade. A consequência disso é que muitas marcas que são consideradas baratas e populares no exterior chegam ao Brasil com status de luxo.
Resumindo: Compramos gato por lebre. Veja abaixo 5 itens ‘populares’ no exterior, mas com status de luxo no Brasil:


1. Cerveja – Heineken
Na época da faculdade, tive a oportunidade de conversar com estudantes de intercâmbio da Europa e eles me contaram uma coisa que me surpreendeu: a Heineken é uma das cervejas mais baratas da região e muita gente não gosta dela.
Isso foi algo inesperado porque, no Brasil, a Heineken é considerada uma marca “premium” e é mais cara do que as cervejas nacionais (até mais do que a Bohemia e Original).
A triste realidade é que pagamos caro pela “Kaiser holandesa” e acreditamos cegamente (não mais!) que estamos bebendo uma cerveja sofisticada.
2. Lanches – Mc Donald´s / Burger King
Quando trabalhei nos EUA, a minha primeira refeição foi no Mc Donald´s. O ambiente em si era bastante parecido, mas uma coisa me chamou a atenção: havia um morador de rua sentado na mesa ao lado comendo o mesmo lanche que o meu!
Eu fiquei surpreso porque, naquela época, comer no Mc Donald´s era um hábito dos brasileiros da classe média ou até média alta. Apesar de não ser exatamente um item de luxo, o fato é que os lanches são caros e nem todos podem pagar quase R$20 por um combo.
Enquanto que nos EUA, o Mc Donald´s é um lugar onde até moradores de rua podem comer, aqui no Brasil, chega a ser um símbolo de ascensão social, já que a nova “classe média” pode consumir algo que não podia antes.

3. Carros – Toyota Corolla / Honda Civic
Na minha opinião, esse é um dos maiores ‘luxos disfarçados’ da história brasileira! A situação é tão bizarra que os estrangeiros, simplesmente, não conseguem entender como o Corolla ou o Civic podem ser considerados carros da alta sociedade brasileira.
Nos EUA ou Europa, eles são tão baratos que muitos universitários compram como primeiro carro. Recomendo que leiam o artigo A notícia que me intrigou logo de manhã, em que comento sobre uma reportagem de um jornalista estrangeiro “indignado” com o mercado brasileiro de automóveis.

4. Roupas e acessórios – Gap / Guess
Sinto dizer às mulheres que a bolsa da Guess não é nenhum símbolo de status no exterior, pelo contrário: a marca é considerada uma das mais baratas e acessíveis à população. Diria que ela pode ser equiparada à Marisa aqui no Brasil.
Não é à toa que o americano que trabalhou comigo me disse que não entendia por que as mulheres brasileiras valorizavam tanto as roupas e bolsas da Guess.
5. Tênis – Nike / Adidas
Lembram-se do morador de rua que encontrei no Mc Donald´s? Pois bem, um outro detalhe me chamou a atenção: o tênis dele era melhor do que o meu! Enquanto eu usava um Nike basicão comprado no Brasil ao preço de ouro, ele usava um Nike Shox de 12 molas. Para se ter uma idéia, esse tênis custa em torno de R$500 no Brasil.
Ao contrário do que muitos podem pensar, nenhuma pessoa no exterior se sente melhor ou se vangloria por usar essas marcas. Elas são apenas populares e acessíveis. Nada demais.
Ninguém é assaltado por usar um tênis da Nike ou Adidas porque, provavelmente, o ladrão também tem um igual ou até melhor do que o seu!

Fonte Mundo Y - Texto de Byong Kang
LEIA TAMBÉM:

   

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...