14 receitas deliciosas de brigadeiro

Ah o brigadeiro! Quem não delicia-se com essa maravilha? O docinho que conquistou até os paladares mais exigentes, á principio um doce simples, popular, e que com o passar do tempo foi ganhando espaço no mundo Gourmet, vários sabores foram surgindo ao longo dos anos, quem diria que aquela mistura simples que compõe-se de leite condensado, margarina e chocolate em pó fosse ganhar tamanhas proporções,  hoje em dia o brigadeiro não faz feio nem mesmo perante os doces importados como as trufas, e petit gateau, por exemplo.




Conhecido em muitos países como "trufas brasileiras", pois a textura macia e delicada faz lembrar as trufas francesas, apesar que o brigadeiro é bem mais doce que elas. Mas afinal de contas, como surgiu o brigadeiro?
O brigadeiro surgiu de uma campanha eleitoral, foi na campanha logo após a deposição de Getúlio em 45, entre o Brigadeiro Eduardo Gomes e o candidato Eurico Gaspar Dutra que o docinho surgiu, o Brigadeiro, que é bonito e é solteiro (seu bordão de campanha) fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos "18 do forte". As eleitoras faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha. Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato, "os docinhos preferidos do Brigadeiro", depois o nome teria sido simplificado.

O brigadeiro que antes era servido apenas em festas infantis, hoje pode-se ser visto em eventos badalados, casamentos e festas em geral, e até mesmo em grandes lojas, mas claro que em versões mais atraentes e elegantes, que além de sabor também são dotados de beleza.

E aí? Depois de ler esse artigo deu água na boca? Que tal experimentar um sabor novo de brigadeiro? Segue algumas receitas para você inovar na hora que bater aquela vontade de comer brigadeiro, apesar que o tradicional ainda continua sendo o queridinho dos brasileiros.






Brigadeiro Rosa

Ingredientes:
Meia folha de gelatina vermelha sem sabor
Uma lata de leite condensado
Uma colher (sopa) de manteiga
Meia xícara (chá) de açúcar
Manteiga para untar 

Modo de preparo:
Deixe amolecer a gelatina em três colheres (sopa) de água fria. Em uma panela, leve ao fogo baixo o leite condensado com a manteiga, mexendo sempre até desgrudar da panela (o que corresponde a cerca de dez minutos). Esprema bem a gelatina, despreze a água e misture à massa básica do leite condensado ainda quente até ficar rosada. Passe para um prato untado e deixe esfriar. Unte as mãos, enrole em bolinhas e passe no açúcar. 



Brigadeiro com morango

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
30 morangos inteiros
Chocolate granulado a gosto 

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Leve ao fogo até soltar do fundo da panela. Depois que a mistura esfriar, envolva cada morango no brigadeiro e faça bolinhas. Em seguida, passe pelo chocolate granulado. Sirva em seguida.

Trufas de brigadeiro
Ingredientes: 
1 lata de leite condensado
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
500 g de chocolate branco
5 colheres (sopa) de licor de amêndoa
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de rum
500 g de chocolate ao leite
Chocolate granulado para decorar
Modo de preparo:
Prepare o recheio: misture o leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga e o chocolate em pó. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até soltar do fundo da panela. Despeje em uma travessa úmida e deixe esfriar.Unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros. Reserve. Faça a trufa: derreta o chocolate branco em banho-maria e acrescente o licor, a essência, o rum e mais 1/2 colher (sopa) de manteiga. Mexa bem e leve à geladeira por 5 horas. Enrole o brigadeiro na massa de chocolate branco e reserve. Prepare a cobertura:derreta o chocolate ao leite e mexa até esfriar.  Banhe as trufas e decore-as com o chocolate granulado.

Brigadeiro de maracujá
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 gema
1 colher (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de suco natural de maracujá
Cobertura:
Açúcar granulado fino
Polpa de maracujá natural ou geleia de maracujá
Modo de preparo:
Numa panela média, coloque o leite condensado, a gema, a farinha e o suco, misturando bem. Leve ao fogo e mexa até ferver. Reduza a chama e cozinhe, sempre mexendo, até que a massa solte do fundo da panela. Passe para um prato untado com manteiga sem sal e deixe esfriar. Forme bolinhas com as mãos untadas com manteiga e role-as no açúcar, acomodando-as em forminhas de papel. Com o dedo indicador, faça uma pequena depressão em cada uma e preencha com polpa ou com geleia de maracujá. Sirva em seguida.

Brigadeiro de Nutella com nozes
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de doce de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
1 gema
1 pitada de sal
1 pote de Nutella (180 g)
Para decorar:
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
Modo de preparo:
Em uma panela, junte todos os ingredientes. Misture para ficar homogêneo e leve ao fogo baixo mexendo até dar o ponto de enrolar. Distribua as nozes picadas em um prato e vá passando o brigadeiro já enrolado. Sirva em forminhas próprias ou em potinhos individuais.

Brigadeiro de gengibre
Ingredientes:
1 gengibre (aproximadamente 15 g)
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Confeitos de chocolate
Modo de preparo:
Retire a casca de um pedaço de gengibre e rale. Com as mãos, esprema-o retirando o suco. Reserve 1 colher (sobremesa) deste caldo. Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga, o chocolate e o suco de gengibre. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar até engrossar, soltar do fundo da panela e atingir o ponto de brigadeiro. Transfira para um recipiente, untado com manteiga, e deixe esfriar. Com as mãos untadas com um pouco de manteiga, molde os brigadeiros e passe nos confeitos.

Bala de brigadeiro
Ingredientes:
Calda:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
Brigadeiro:
2 latas de leite condensado
1 1/2 colher (sopa) de margarina
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
Modo de preparo:
Calda:
Misture os ingredientes e leve ao fogo alto por dez minutos ou até começar a amarelar. Retire do fogo e teste o ponto: ponha um pouco da calda em uma xícara (chá) de água e veja se ela fica dura e crocante.
Brigadeiro:
Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer até se soltar do fundo da panela. Despeje em um prato umedecido e deixe esfriar. Enrole os brigadeiros com as mãos untadas e, espetando cada um palito, passe na calda.

Brigadeiro caramelado
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
15 cerejas em calda
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de vinagre
Modo de preparo:
Faça o brigadeiro: em uma panela, misture o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Leve ao fogo brando, sem parar de mexer, até que a mistura se solte do fundo da panela. Transfira a massa para um prato untado e espere esfriar. Escorra as cerejas e corte-as ao meio. Enrole os brigadeiros e ponha as metades de cerejas nas laterais, prendendo com um palito. Distribua-os em uma travessa untada com margarina e leve ao freezer até que fique bem firme. Prepare a calda: leve ao fogo o açúcar, a água e o vinagre. Misture bem e deixe ferver, sem mexer, até formar uma calda dourada. Retire os brigadeiros do freezer e passe na calda, segurando pelo palito. Distribua-os sobre papel-manteiga ou uma supefície untada para secar. Espere esfriar e sirva. 
Dica: consuma, no máximo, em 6 horas. Após esse tempo, a calda começa a derreter.

Tortinha de brigadeiro
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
50 g de manteiga
300 g de chocolate ao leite picado
1 caixinha de creme de leite
2 latas de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de Quick® sabor morango
Coco ralado
Granulado de chocolate
Açúcar de confeiteiro
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar e a manteiga. Trabalhe a massa até ficar bem úmida. Forre o fundo e as laterais de forminhas de 8 cm de diâmetro. Coloque-as sobre uma assadeira e asse em, forno preaquecido, a 200 °C durante 20 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Prepare o creme: derreta o chocolate em banho-maria e misture o creme de leite. Deixe esfriar e coloque uma camada fina sobre cada tortinha. Leve à geladeira até firmar. Faça o brigadeiro: em uma panela, misture o leite condensado, o leite, a margarina e leve ao fogo brando, mexendo sem parar, até engrossar e ficar em ponto de brigadeiro para enrolar. Separe em três partes iguais. Em uma delas, misture bem o chocolate em pó; na outra, o Quick® de morango. Deixe esfriar e enrole os docinhos. Passe coco ralado no brigadeiro branco, granulado no de chocolate e açúcar de confeiteiro no de morango. Sobre cada tortinha, distribua os brigadeiros coloridos e decore com um fio de chocolate derretido ou calda de chocolate.

Brigadeiro crocante
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 latas de creme de leite
2 colheres (sopa) de conhaque
1 pacote de biscoito maisena picado grosseiramente
150 g de chocolate ao leite picado
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a margarina e o chocolate em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre até dar ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo, junte o creme de leite e o conhaque. Deixe esfriar, misture o biscoito e o chocolate picado. Distribua em taças individuais e leve-as para gelar.

Dica: se preferir, coloque em uma única travessa bem bonita.

Brigadeiro com uva
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
400g de uva Itália
400g de chocolate ao leite picado
1 lata de creme de leite
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite e a margarina. Leve ao fogo brando e mexa sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela. Despeje em um refratário ou em taças individuais. Lave bem as uvas, seque-as e corte-as ao meio. Retire as sementes e disponha-as sobre o brigadeiro. Leve à geladeira. Derreta o chocolate em banho maria e misture o creme de leite. Coloque sobre as uvas e leve à geladeira por no mínimo 3 horas.
Dica: Decore com raspas de chocolate.

Brigadeiro de creme de avelã e doce de leite
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de doce de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
1 gema
1 pitada de sal
1 pote de creme de avelã (180 g)
Flocos de arroz granulados
Modo de preparo:
Em uma panela, junte todos os ingredientes, menos os flocos de arroz.  Misture para ficar homogêneo e leve ao fogo baixo mexendo até dar o ponto de enrolar. Distribua os flocos de arroz granulados em um prato e vá passando o brigadeiro já enrolado. Sirva em forminhas próprias.

Brigadeiro de Ovomaltine
Ingredientes:
1 lata de leite condensado 
1 colher (sopa) de manteiga sem sal 
3 colheres (sopa) de Ovomaltine® 
5 colheres (sopa) de água
Para polvilhar:
Ovomaltine a gosto
Modo de preparo:
Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga, o Ovomaltine® e a água. Mexa até aparecer o fundo da panela. Passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Depois de frio, molde bolinhas com uma colher (chá) e passe no Ovomaltine®. Ponha em forminhas e sirva.
Cobertura de coco: Para preparar essa opção, siga a receita ao lado, substitua o Ovomaltine® por chocolate em pó e não acrescente água. Finalize passando no coco ralado bem seco.
Com castanhas: Siga a receita do brigadeiro tradicional e finalize passando num mix de amendoim, castanha-do-pará e nozes bem picadas.

Brigadeiro branco de colher com amendoim 
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de amendoim sem pele, torrado e picado
1/2 xícara (chá) de creme de leite
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo, deixe amornar, misture o amendoim (reserve alguns para decorar) e o creme de leite. Mexa bem. Distribua em copinhos e leve à geladeira até o momento de servir.
Bom, essas são apenas algumas das mais variadas receitas de brigadeiro, e com certeza vale a pena experimentar todas. Espero que gostem. Abraços.








LEIA TAMBÉM:
      



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...